domingo, 7 de abril de 2013

A cor da esperança


Tudo começou em 2012 com o Projeto “Planeta Água”. A proposta de trabalho integrava a música a pintura e a sensibilização ambiental para as questões da água como elemento fundamental para preservação da vida.

As atividades desenvolvidas contemplaram diferentes linguagens. Dentre elas estava a pintura. Escolhemos estudar a vida e obra da artista  Sonia Madruga do Rio de Janeiro, descobrimos que ela utilizava a água da chuva nas suas obras. Foi lindo! As crianças também recolheram água da chuva e foram incentivadas a expressar e criar sua própria arte, que resultou na exposição da Mostrarte/2012.

“ ...Com água da chuva e muito além das  aquarelas, a magia se fez.” (Sonia Madruga)

Recebemos o convite da artista e curadora de arte, para ilustrarmos a capa do programa “ Música no Museu” de Abril/2013.
E lá fomos nós desvendarmos o universo da música. Fizemos  um passeio de estudos para conhecermos a orquestra de Câmara da ULBRA , onde o maestro Tiago Flores atenciosamente nos recebeu e  falou sobre  música...os  olhinhos denunciavam a admiração .Ouvir uma Orquestra bem pertinho de nós , foi incrível!

 Agora sim, tínhamos inspiração para expressarmos nas tintas e pincéis o que ficou gravado para sempre  em nossos corações.
Podemos ver o resultado no colorido mosaico que ilustra a programação de Abril do Projeto “ Música no Museu”.



Meus agradecimentos a Sonia Madruga,artista e curadora de arte/RJ, Sérgio da Costa e Silva, diretor do Projeto Música no Museu/RJ,  ao Diretor do Colégio Estadual  Marechal Rondon , Sérgio Tamusiunas ,a profa. Marli Onisko ,e a todos que  auxiliaram e acreditaram neste projeto.

Fica a reflexão de que a escola do futuro deverá ser aberta, sem muros, permitindo a ampliação dos horizontes, a troca com outras culturas, onde a curiosidade seja estimulada e não reprimida, onde a arte e a música estejam inseridas no planejamento diário... Ai sim, teremos pessoas mais sensíveis e com certeza mais humanas.


 SoniaRombaldi
Supervisora Escolar
Escola Estadual Marechal Rondon – Canoas/RS

Um comentário:

  1. Coroamento de um grande trabalho de amor e dedicação. Parceria completa entre a pintura, a moderna pedagogia, as noções de sustentabilidade, a música e o design inovador.
    Todos de parabéns. Antes de tudo, um exemplo a seguir.
    Lauro Henrique Alves Pinto

    ResponderExcluir